Game Music: um papo com os compositores de Pokémon HeartGold & SoulSilver

Postado por RafaeU | Twitter: @ciclophael

O CD da trilha sonora de Pokémon HeartGold & SoulSilver foi lançado no dia 28 de Outubro de 2009 no Japão. Junto com o CD, veio um folheto com detalhes das músicas, informações do jogo e uma entrevista de seis páginas com a equipe que trabalhou nas músicas do jogo. Na coluna Game Music de hoje, você vai conferir a tradução da entrevista num papo com os compositores de Pokémon HeartGold & SoulSilver!
A entrevista foi conduzida dia 30 de Julho de 2009, a equipe conta com Masuda Jun’ichi, Ichinose Gou, Kageyama Shouta, Satou Hitomi e Kitsuta Takuto.
Para começar, por favor, apresentem-se e digam pelo que foram responsáveis.
Ichinose Gou: Minha responsabilidade foi como líder de som, supervisionando as composições, arranjos, e o restante do projeto.
Kageyama Shouta: Fiquei responsável por transferir a música já criada para o jogo e compor músicas de fundo. Mais tarde, foi me dado o papel de recriar as músicas do título original de Game Boy.
Satou Hitomi: Tive que fazer a portabilidade das músicas da edição Platinum para a HeartGold & SoulSilver. Também trabalhei em algumas músicas novas, como os temas da Safari Zone.
Kitsuta Takuto: Trabalhei principalmente nos arranjos musicais da região de Kanto.
Masuda Jun’ichi: Trabalhei com Ichinose-san nas músicas originais de Gold & Silver. Dessa vez, supervisionei o projeto como produtor.
Vocês podem nos falar sobre o tema das novas músicas de HeartGold & SoulSilver?
Kageyama: Um dos novos elementos do jogo é a Pokéathlon [local onde você pode participar de eventos e competições com os Pokémons] (Disco 2, Faixas 40~49), e fizemos as músicas para esse elemento como se fossem uma grande versão de um encontro atlético. Demos atenção a pequenas coisas, como sincronizar a música ao contador “3… 2… 1… Start!” no início das competições. Achamos que os jogadores iriam ficar satisfeitos com a atenção que tivemos aos detalhes.
Lugia
Satou: Fiquei responsável pelas músicas da Rota 47 [rota exclusiva da versão HeartGold & SoulSilver que liga a cidade de Tanba com a Safari Zone da região de Jouto] e da Safari Zone (Disco 2, Faixas 31~33). A Rota 47 é na área rural, então tentamos criar algo que fizesse os jogadores se perguntarem para onde estão indo. Quando finalmente chega na Safari Zone, você vê várias pessoas de forma inesperada, e acho que esse intervalo entre os ambientes ficou bem interessante.

Ichinose: Inicialmente, não consegui imaginar como eu faria a música tema de Lugia (Disco 2, Faixa 75). Naquela hora, quando pedi ao Masuda-san ir até minha mesa dizer o que pensava do tema, ele tocou só três ou quatro notas para mim. Parece ridículo, mas ele conseguiu transmitir sua mensagem com essas poucas notas. Depois disso, consegui finalizar o música com facilidade.
A música mais difícil para mim foi o tema do Ho-Oh (Disco 1, Faixa 87). Imaginei o Ho-Oh como uma criatura pacífica, mas fiquei preocupado que a música fosse pacífica demais e levasse o jogador para fora do clima de batalha. Minhas propostas continuaram sendo recusadas por não expressar a glória e força de Ho-Oh, foi por sorte que pude entregar dentro do prazo. Consegui terminá-la, mas tive que diminuir esse senso de “paz” para ter sucesso.
No que vocês pensaram ao trabalhar nos arranjos das músicas de Gold & Silver?
Ichinose: Trabalhei nas músicas originais de Gold & Silver. Quis trabalhar nos ajustes dos arranjos para fazer coisas com o DS que o Game Boy não conseguia na época. Mas quando pensei nos fãs antigos que fazem questão que a música ainda tenha o velho charme, não quis trair suas expectativas. Porém, fiquei muito tentado, e peço desculpas se algum fã se sentir traído (risadas).
Kageyama: Eu também quis melhorar as músicas originais, mas não queria dar as costas aos fãs antigos. O Game Boy só tinha três canais de som, e nós tentamos usar o hardware ao seu limite. Com HeartGold & SoulSilver, melhoramos a qualidade e pudemos focar mais na beleza das melodias. Realmente sentimos que as músicas evoluiram.
Satou: As músicas dos jogos originais foram compostas com o limite de três canais do Game Boy em mente. Pensamos que seria melhor criar melodias que fossem memoráveis, mas também temos pessoas que estão interessadas nas sub-melodias. Então fomos cuidadosos para manter todos os elementos dos originais em três canais que fossem possíveis.
Kitsuta: Imaginei como manter as nuanças das faixas originais nas versões novas. Esse foi o meu tema. As músicas originais foram criadas com o limite de três canais, mas as ideias dos compositores certamente não estavam limitadas a isso. Agora podemos adicionar os arranjos extras que os compositores tiveram em mente por todos esses anos.
Já que estamos falando dos fãs antigos, vamos falar sobre o GB Player no terceiro disco da coleção.
Ichinose: Nunca houve um CD para os originais Gold & Silver, então pensamos em usar o GB Player para incluir as versões dessas músicas e fazer os fãs felizes. Você pode ouvir o GB Player após coletar as dezesseis Insígnias, então realmente colocamos os focos naqueles jogadores que darão tudo de si. Para os fãs que nunca jogaram os originais, ouvir essas versões pode ser uma ser uma experiência totalmente nova.
Kageyama: Mesmo a gente basicamente ter incluído o GB Player para satisfazer a nostalgia, resolvemos incluir versões de Game Boy das músicas novas. Músicas como a de Pokéathlon e a de Kanto, que não estão nos originais Gold & Silver, receberam uma composição no estilo Game Boy. Por favor, confiram novamente para ouvirem todas as músicas em estilo Game Boy!
Não transferimos simplesmente as versões originais, fizemos a “recomposição” do zero. Acho que conseguimos recriar as músicas com perfeição, então aproveite!
Vocês podem nos recomendar alguma música? E por quê?
ArceusMasuda: A música de Arceus (Disco 2, Faixa 84) é minha favorita entre todas as músicas que fui responsável. Você a ouve a partir do momento que passa a levar Arceus com você pela primeira vez em HeartGold & SoulSilver. Dá uma sensação meio assustadora pelo fato de Arceus ser um Deus superior a tudo.
Ichinose: Das que pude fazer o arranjo, Nature Park (Disco 1, Faixa 58) se destaca, pois Kageyama-san recriou um sintetizador de piano luxuoso para mim ao meu pedido. Quero que as pessoas ouçam esse belo piano e sintam-se relaxando num parque. Também gosto da música Shinto Ruins (Disco 2, Faixa 83). A primeira parte tem um arranjo semelhante ao tema de Mt. Tengan, mas a segunda parte conta com músicas temas de diferentes Pokémons. Por favor, confira!
Kageyama: Minhas recomendações são as músicas para os personagens coadjuvantes Hibiki (Disco 2, Faixa 15) e Kotone (Disco 1, Faixa 6). Na minha própria imaginação, o personagem principal é o primeiro amor do coadjuvante. Quis escrever uma música que parecesse que seu coração fosse explodir, mas não acho que fiz um bom trabalho.
Também recomendo os temas de Raikou (Disco 1, Faixa 68), Entei (Disco 1, Faixa 83) e Suicune (Disco 2, Faixa 13). Ichinose-san quis que eu enfatizasse cada um dos tipos dos Pokémons, achando que faríamos os fãs felizes se conseguissemos reproduzir isso.
Kitsuta: De todas as músicas que fiz o arranjo no GB Player, recomendo a Safari Zone Gate (Disco 3, Faixa 83). A percussão tem papel importante nessa música, tão importante que a música ficaria ruim se fosse removido. Então tivemos que ser habilidosos na hora de recriar a percussão com o limite de três canais do Game Boy. Por favor, não se esqueçam de ouvi-la.
Satou: Minhas recomendações são The Ice Loophole (Disco 1, Faixa 79). essa música era a minha favorita nos tempos de Gold & Silver, então não mudamos muita coisa – apenas demos uma sensação mais relaxada para o arranjo.
Outra recomendação é a Ending (Disco 2, Faixa 80). Se você não coletar as oito Insígnias de Kanto, não poderá ouvir essa música no GB Player. Adicionamos um som de sintetizador na música para dar aquele gostinho de Game Boy, para que as pessoas possam ouvi-la e sentir a nostalgia.
Finalmente, gostaríamos que o produtor, Masuda-san, nos falasse sua impressão sobre as músicas de HeartGold & SoulSilver.
Masuda: Nos esforçamos muito na hora de fazer o arranjo dessas músicas e criar novas experiências. Esperamos que seu apetite seja saciado com essas faixas.

Nenhum comentário: