SEO - Search Engine Optimization

Postado por RafaeU | Twitter: @ciclophael

São eles que me enviam as“keywords”, “description” e “title” a serem colocados em nossos projetos.

E tendo em vista que a cada dia que passa novas maneiras e ferramentas são criadas para a melhoria constante desta técnica, seguem abaixo algumas considerações para a boa prática de SEO - Search Engine Optimization.


Título

O título do site, e das páginas do site, é um dos principais fatores de decisão para posicionamento do site em relação às palavras-chave usadas em uma busca. Basta fazer uma busca qualquer no Google, ou qualquer outro site de busca, e conferir que nos primeiros resultados, as palavras utilizadas na busca com certeza aparecem no título. A otimização de título é das mais importantes técnicas de SEO.

Veja abaixo:


Descrição

Texto que vem abaixo do título do site nos resultados da Busca.
Não utilizar palavras em excesso pois o resultado pode aparecer com “…” (reticências), impossibilitando o usuário de ler seu conteúdo por completo.

Essa meta tag é de importância vital para o posicionamento de um site nas buscas. Quando bem escrita, aproveitando-se corretamente das palavras-chave da página em questão, pode chamar a atenção do usuário e do buscador. Lembre-se: SEO é para buscadores, e sites, para pessoas. Jamais desenvolva um site somente para um dos 2.

Usos:

* Descrever o conteúdo da página com precisão e sucintamente
* Servir de uma pequena propaganda para atrair tráfego orgânico
* Para disponibilizar as palavras-chave para os buscadores

Boas meta descriptions não são sempre fáceis de escrever, mas quando se tem a origem de tráfego nos motores de busca, elas são essenciais para o sucesso de um site.
Elas têm uma importância ainda maior quando os termos usados na busca indicam uma ação do usuário.
O que fazer?

1. Dizer a Verdade
Descreva honestamente o conteúdo, sem tentar enganar o buscador. A tentativa de enganar o buscador, pode indicar a necessidade de melhorar o conteúdo do site.

2. 160 Caracteres
A descrição deve ficar em torno de 160 caracteres, os buscadores não vão mostrar muito mais do que isso.

3. Propaganda
A meta description perfeita deve ser apelativa e informativa. Apelativa no sentido de chamar e prender a atenção do usuário.

4. Testar
É interessante ainda testar as meta descriptions frente aos resultados obtidos nos motores de busca. Fazer alterações e avaliar o retorno. Isso pode envolver ainda mudar o PPC (pay-per-click) para analiazar o CTR (click-through-rate).

5. Anúncios x Meta Descriptions
Não necessariamente um anúncio de sucesso se transformará em uma ótima meta description e vice-versa. Seria lógico pensar assim, mas motores de busca e pessoas enxergam as coisas de modo diferente. É melhor ser específico com cada um

6. Palavras-chave
É imprescindível que as palavras-chave apareçam nas meta descriptions, porém, sem usar black hat. Elas devem aparecer naturalmente, dentro do contexto da descrição da página.

7. Usar sempre?
Não é extremamente necessário que sempre se use as meta description tags. Quando se objetiva poucas palavras-chave, é interessante ter a meta description e que as palavras-chave estejam nela. Por outro lado, quando se tem muito a mostrar/oferecer, ou seja, quando uma página tem muito conteúdo que trata de temas mais específicos em torno das palavras-chave principais, é bom deixar que o próprio motor de busca defina a relevância da página em relação aos termos usados na busca. Quer dizer, se eu tenho um vasto conteúdo de SEO sobre todas as categorias de SEO, às vezes é melhor deixar que o buscador decida qual a página do meu site melhor se adequa como reposta à busca do usuário.

Veja abaixo:


Keywords

Análise de keywords é o processo no qual são determinadas as palavras chave e expressões principais do site, ou seja, para quais buscas ele deve aparecer. Isso é importantíssimo pois é a base sobre a qual será trabalhado todo o processo de SEO.

Algumas dicas úteis para se realizar esta análise:

* Identifique as keywords óbvias que o seu site terá. Identifique também as keywords proximas a elas, ou sinônimos, estas também devem ser adicionadas.
* Identifique quais keywords os usuários estão digitando para poder chegar ao seu site, uma vez identificada alguma expressão de destaque passe a trabalhar em cima dela, colocando-a em Heading Text ou aumentando a densidade da mesma por exemplo.
* Examine em quais keywords o seu concorrente está forte, se for o caso trabalhe em cima delas pra quebrar a força do seu concorrente.
* Adicione também keywords de grafia errada e que são digitadas regularmente. Os usuarios muitas vezes escrevem involutariamente errado as palavras na hora de realizar a busca. É importante frisar no entanto que não se deve colocar keywords erradas no texto do seu site pois isso passa falta de profissionalismo, essa dica é para colocar keywords de grafia errada na meta tag das keywords.

Encher o site com palavras-chave não é a solução para ser top ten nos motores de busca.
O Keyword Stuffing já é conhecido e tratado pelos principais motores de busca, de modo que não passa nem perto de ser uma alternativa para se obter uma boa qualificação para um site.


Modificadores de keywords

Um modificador (keyword modifier) é uma palavra, que em combinação com o cerne da keyword, cria uma estratégia de long tail. Os mais comuns são:

* Uma palavra de significado geral (ex.: guia, grátis)
* Uma palavra relacionada com o seu ramo
* Uma palavra de uma localização (ex.: Brasil, EUA etc)


Organizando os Modificadores

Na maioria das vezes, os modificadores não são descobertos por acaso – você publica um artigo para o seu termo e então descobre que não foi a keyword por si só que gerou o tráfego para a página, mas sim a keyword em combinação com alguma outra palavra que apareceu naturalmente dentro do seu conteúdo. Agora imagine quanto tráfego você poderia atrair se esta pequena palavra fosse usada deliberadamente e se você na verdade esperou isto acontecer. Organizando sua lista de long tail você irá:

* Aprender como usar suas keywords mais efetivamente.
* Otimizar a estrutura interna do site e os textos âncoras.
* Ter novas idéias do que escrever.

Um jeito simples de ir criando e gerenciando seus modificadores é criar uma tabela com sua keyword na coluna central e ir adicionando os modificadores ao seu redor. Exemplo.:

* Tênis
* Tênis preto
* Tênis feminino
* Tênis barato
* Chuteiras e tênis
* Tênis para futebol
* Promoção de tênis

Depois, você pode fazer combinações entre os modificadores para gerar mais keywords.
Usando o exemplo acima, você poderia criar:

* Chuteiras e tênis para futebol
* Promoção de tênis feminino


Vantagens dos Modificadores

Essa estratégia é uma maneira de você poder aumentar a concentração de keywords do seu conteúdo sem parecer spam. Além disso, os modificadores tornam o texto menos repetitivo. Imagine uma página falando de tênis. Se você colocar somente a ocorrência da keyword tênis, o texto irá parecer aqueles spams mal-feitos. Logo, crie e organize várias modificadores para mais opções de conteúdo para o seu site.


Sitemaps

Sitemaps são uma forma de informar aos mecanismos de pesquisa quais páginas do site devem ser indexadas. É basicamente uma lista contendo todas as páginas de um site. Essa lista é informada num arquivo XML.

Em geral, os indexadores descobrem páginas com base em links internos e externos. Os Sitemaps complementam essa informação fornecendo uma orientação para o indexador conhecer todas as demais páginas.
O Sitemap não vai garantir que todas as páginas sejam indexadas, mas vai fornecer um atalho para que os mecanismos de busca sejam mais eficientes na indexação.

Uma boa prática é informar o Google quando o sitemap for atualizado através de uma requisição HTTP.
Se a requisição for enviada corretamente você receberá um código HTTP 200 como resposta, qualquer outra resposta significa que a requisição não foi bem sucedida. É recomendável que o Sitemap seja reenviado no máximo uma vez por hora.


Google Webmaster Tools

Ótima ferramenta para indexação de sites. Possui diversas opções para ajudar a customizar o site para o Google.

A primeira coisa é você criar uma conta no Google / Gmail.
Se você já tem, ignore esta etapa e entre na página do Google Webmaster Tools e clique no botão continuar. Depois disso, aparecerá essa telinha aqui embaixo. Digite a URL do seu site no campo descrito.

Se você digitar uma URL inválida ou inexistente, ele dará a mensagem: “General HTTP error: Domain name not found“. OK, ao cadastrar o seu site, ele entrará numa tela com várias opções de análise e otimizações.

Na parte “STATUS”, mostra possíveis problemas encontrados pelo crawler. Se tiver algo para consertar, nunca deixe para depois.
Mas se for a primeira vez, então deve mandar verificar problemas indo na opção “Diagnostics” e clicar no link “Verify”.



Breve descrição de cada opção:

Diagnostics

Analisa problemas de indexação/acesso de conteúdo indentificados pelo crawler. Também é possível checar problemas encontrados nas meta tags.

Para fazer a análise do site, clique no link “verify”.
Para que seja possível a análise, você precisa adicionar um código google. Pode ser adicionando um pedaço de código na meta tag, ou você pode fazer upload de um arquivo que eles irão criar.
Por questões de manutenção, aconselho o método por upload.


Statistics

Aqui é possível checar várias estatísticas, entre elas, as palavras mais usadas nas pesquisas para chegarem no seu site(queries).
Além disso, você também pode ver como o crawler enxerga o seu site.


Links

Aqui você pode ver a quanidade de todos os tipos de links que existem relacionadas ao seu site: Os links de outros sites que apontam para o seu site, os links do seu site que apontam para outros sites, e os links que fazem a interlinkagem interna do seu site. Isso é muito bom para avaliar se o seu site irá subir nas pesquisas.


Sitemaps

Nesta parte, você adiciona o sitemap.xml do seu site. Isto é muito útil especialmente se o seu site possui páginas que necessitam de muitos cliques para chegar até elas.


Tools

Aqui tem uma análise do seu robots.txt, e você pode configurar quais partes do seu site não serão indexadas.
Além de uma parte de busca geográfica, ou seja, configurar a localidade do seu público alvo. Também é possível mexer na periodicidade em que o seu site é indexado.



Sintam-se à vontade para opinar, comentar e trocar informações e idéias a respeito de SEO - Search Engine Optimization.


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